^
topo
12
FEV
2019
Dicas

O que é um Ótimo Contrato?

Em virtude da minha especialidade, muitos clientes e amigos de jornada seguidamente me questionam o que é um ótimo contrato? Intuitivamente e sem me alongar muito na resposta digo que é quando os contratantes cumprem o que prometeram. De fato, é uma verdade disposta pela literatura técnica sobre o tema. No entanto, a resposta merece maior reflexão, pois vai muito além da complexa redação do contrato.
Partindo-se do princípio que contratos são “a memória do negócio realizado” ou “a tradução escrita do negócio”, temos então que um ótimo contrato é originário de um excelente negócio. Assim sendo, um ótimo negócio é quando os envolvidos possuem atitudes mentais positivas que por sua vez geram ações positivas. É a harmonia de pensamentos e ações entre os negociadores que conduzem ao chamado ganho triplo (ganha-ganha-ganha). É verdade que o sistema de ganho triplo é inovador, pois o ganho mútuo ou individual são até hoje o grande paradigma da maioria dos empreendedores. Estratégias e táticas ao longo dos anos foram largamente utilizadas para se conquistar seus objetivos. Muitas vezes na ânsia de atingir o alvo colocamos as nossas próprias necessidades sejam elas materiais ou emocionais em primeiríssimo lugar. Pouco ou nada importando qual a repercussão do negócio. Mas ao longo da minha experiência e estudo sobre o tema, noto que sim negócios e contratos ainda são realizados neste sistema. Há indivíduos que abusam de maneira desprezível de sua habilidade para enganar e apoderar-se do dinheiro de pessoas e empresas. Há aqueles que se aproveitam dos desesperados para obter benefício financeiro, sem compaixão, sem entendimento, sem visão. Há muitos que mudam os limites das regras para fecharem um negócio. São inúmeros os casos de negócios que literalmente não avançam ao próximo passo, aliás alguns exalam a sensação de que alguém foi prejudicado ou o propósito do negócio foi efêmero.
Um dos segredos das negociações é examinar todos os aspectos do DNA dos negociadores – paixão pelo que faz, propósito, missão, intuição, inspiração, espiritualidade, ética, integridade, bem como possuir um MindSet de ganho triplo. E toda a vez que estiver diante de uma negociação seja ela qual for, pergunte a si mesmo: “Onde está o ganho triplo aqui?”. Em breve síntese o ganho triplo é tudo aquilo que transcende o simples ganho mútuo, ou seja, é um terceiro que direta ou indiretamente e de forma natural e intangível, também será contemplado com o negócio, podendo ser hoje, amanhã ou depois. Devemos sim, cuidar de nossas necessidades nas negociações, mas também cuidar das necessidades dos outros envolvidos, pois ao negociarmos em ato subsequente geramos externalidades positivas e negativas que afetam direta ou indiretamente as necessidades de terceiros.
Um outro aspecto importantíssimo de um contrato são os elementos previstos numa eventual rescisão contratual, que é um tema que merece um artigo exclusivo. É na rescisão contratual que reside o verdadeiro teste de amadurecimento e de MindSet de sucesso dos contratantes. Vale lembrar que “ninguém contrata para piorar sua posição”. É no momento da rescisão que uma das Leis do Triunfo de Napoleon Hill deve ser lembrada e praticada “tenha controle sob suas emoções”. Assim, partindo-se dessa premissa, a rescisão contratual deve ser pensada previamente de forma exaustivamente, para não piorar a situação dos contratantes ou ao menos minimizar prejuízos.
O grande desafio de uma excelente negociação e, por conseguinte de um excelente contrato é justamente convergir todos os elementos que gravitam no entorno de uma negociação e da formação do contrato. Não estou dizendo que é fácil, mas tenho convicção que é possível. São os negócios e contratos sofisticados que as oportunidades se expandem se propagam e se perpetuam. Lembre-se que de fazer negócio é compartilhar.
Aí sim se está diante de uma negociação e um contrato excelente, pois há ganhos que atendem as necessidades próprias e também contemplando terceiros que se quer imaginamos serem beneficiados com a negociação. O ganho triplo empodera os , pois com este MindSet negocial, possui ainda a capacidade de resolver muitos problemas, que sequer haviam sido previstos nas negociações.
Compartilhe:
Endereço
Avenida Itália, 482
Caixas do Sul – RS
CEP - 95010-040
Atendimento
Escritório Jurídico com estilo de boutique, personalizado e intimista com propósito de assessoramento de negócios e no desenvolvimento de contratos comerciais e contratos relacionais, sejam eles nacionais ou internacionais.
(54) 991294930
ola@scontract.com.br
Fale conosco, entraremos em contato o mais rápido possível!
© Copyright 2019 Smart Contract - Caxias do Sul - RS | Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Gabriel Isoton